sexta-feira, agosto 18, 2006

Linux Live CDs
Os live cds do linux apareceram há algum tempo com uma idéia bem interessante: Rodar o Linux sem ter que, necessariamente, instalar na máquina. No início, eram bem precários, não rodavam bem em todos os equipamentos, eram lentos e por aí vai... Mas essa realidade ficou para trás há muito tempo! Hoje em dia eles são rápidos, agradáveis de se trabalhar e contam com várias ferramentas. O reconhecimento de hardware melhorou muito e alguns técnicos utilizam os Live-cds até para reparar o sistema operacional instalado na máquina do cliente - inclusive windows.
Existem várias distros, desde estúdios multimídia até distribuições que cabem em um disquete, que transformam um 486 velho e encostado no canto em um roteador com firewall, responsável pela segurança de toda uma empresa!
Aí vão uma lista com alguns Lives, pra quem não usa o Linux já ir dando os primeiros passos. Só relembrando, um cd live pode ser executado em um pc sem necessáriamente ter que instalar o sistema (pondo em risco o que já está instalado na máquina do usuário).
  • Knoppix - Esse foi um dos primeiros (se não o primeiro) live a aparecer. Muito bom e leve (baseado em Debian), geralmente é usado como base para outros Live Cds.
  • Kurumin - Do brasileiro Carlos E. Morimoto, esse Linux em português facilita bastante a vida do pessoal que não tem muita intimidade com o idioma inglês. Vem com vários scripts que auxiliam os usuários iniciantes e um manual online. Ideal pra quem vem do Windows.
  • Ubuntu/Kubuntu/Edubuntu - Como já foi comentado em posts anteriores, o cd Desktop dessa distro roda como Live, pra dar uma "prévia" do que é esse sistema.
  • Slax - Distro muito boa, geralmente vem com a última versão do KDE. Baseado em Slackware. Muito rápida.
  • Dyne:Bolic - Um estúdio multimída completo em um único CD. Vale a pena conferir!
  • DSL - Um dos que ocupa menos espaço em cd (50 mb), podendo ser gravado em um desses cds em formato de cartão de visitas.
Esses são alguns de vários outros. Para uma lista bem maior (em inglês) visite o site http://www.frozentech.com/content/livecd.php.

Nenhum comentário: