terça-feira, agosto 08, 2006

Abandonwares
Um abandonware é um software que não é mais distribuido pelos seus donos, ou que os copyrights já se perderam. Geralmente isso acontece porque a empresa que os fabricava fechou.
Quem não se lembra daquele 386 velho, onde a gente aprendeu a rodar o "memmaker" pra poder rodar um lançamento da época... Ou corria atrás dos amigos feito um louco, pra imprimir as senhas do Stunts pra poder jogar (aquela, onde apareciam tres números e devíamos digitar algo como "buttons" "track" ou "immediately"... hehehe bons tempos...).
Eu confesso ser um vidrado nesses jogos. Uns que jogo sempre são:
  • SimCity (o primeiro da série)
  • Street Rod (1 e 2) jogo muito bom, onde além de correr, era necessário prestar atenção nos desgastes das peças do carro, como motor, pneus e como andava o nível da gasolina...
  • Full Throttle - esse é um show! Adventure onde depois de chegar ao final pela enézima vez, cansa um pouco, mas depois de uns meses, é bom demais jogar de novo...
  • Mortal Kombat - Com gráficos muito parecido com as máquinas de fliperama da época.
  • Ultima VII - Esse é mais difícil de ter fãs, por ser um RPG meio complexo, e cheio de detalhes, mas apanhei feito um doido pra encontrar de novo (minha filhota arranhou o cd dele)
  • X Wing Vs Tie Fighter - Sem comentários... Com suporte a joystick... Dá pra ficar horas jogando sem se cansar.
  • Stunts - Jogo muito legal (mesmo pecando nos gráficos) mas com suporte a placas sound-blaster, e a grande sacada do jogo é a possibilidade de construir a pista do jeito que o jogador preferir. (eu mesmo, gastava mais tempo fazendo as pistas do que correndo nelas...)
  • The Need For Speed - Putz! esse era o campeão do memmaker... Tinha que ter um pentium 75 ou 100 pra rodar... Gráficos e som nota 10, além de ter parceria com a revista Road & Track americana, que dava detalhes de cada carro. Muito bom mesmo!
  • Microsoft Flight Simulator (até o 5) muito legal, dava pra passar bastante tempo com esse jogo... Pra época, era "O simulador de voô".
  • Alone In The Dark - Dava medo jogar isso em casa sozinho, a noite... Boa história, bons gráficos, bons sons... Resumindo, um jogo bom. Não dava pra parar de jogar até ver o final.
DETALHE: Alguns desses jogos só rodam em DOS. O mais indicado pra isso é instalar o vmware e um windows 95 ou 98 (que já viraram abandonwares tb, hehehe) ou utilizar discos de boot, como o freedos. Acho difícil alguém ter disposição pra pegar aquele 486 enfiado no fundão do armário junto com aquele Samsung SyncMaster 3 Ne (lançamento) e montar tudo pra ficar jogando... Se bem que tem gente com disposição pra tanta coisa, que isso acaba virando troco...
Se você usa linux (tem pra win tb...), o DosBOX resolve tudo. É bem simples de utilizar e roda vários jogos antigos.

E é isso, escrevi esse (pequeno) artigo para lembrar daqueles tempos onde a gente se divertia muito, sem ter que gastar tubos de dinheiro em pc pra jogar.
Um site bom pra achar abandonwares é o www.sarcofago.com.br
Até a próxima!

Nenhum comentário: