sexta-feira, agosto 11, 2006

Diferenças entre Ubuntu, Kubuntu, Edubuntu e Xubuntu.
O Ubuntu é uma distribuição que está dando o que falar. Várias revistas estão publicando artigos sobre ele, vários usuários de Linux estão migrando para Ubuntu - inclusive usuários domésticos, que não conhecem tanto assim de Linux estão dando uma chance a esse, e a maioria dos usuários tem se mostrado muito satisfeitos. Seja pelo suporte "livre", prestado pela comunidade, seja pela facilidade de uso, a verdade é que o Ubuntu vem tomado um espaço que, até então, poucas distribuições já tiveram.
A começar pela idéia de serem várias distribuições: Tem uma para usuários domésticos, uma para "usuários-mirins", uma para quem tem um pc mais antigo, uma para rodar em servidor, uma para rodar em estúdio de gravação... Resumindo, agrada gregos e troianos (também mineiros e goianos).
Não entrarei em detalhes sobre distribuições derivadas, vamos nos ater apenas as 4 ali do título.
Algo a ser lembrado é o seguinte: todas compartilham a mesma gama de aplicativos, mas, como são muitos, é complicado instalar tudo em uma única máquina, então, foram divididos entre essas distribuições para facilitar a vida do usuário.
  • Ubuntu - Usa o gerenciador de janelas Gnome como padrão.
  • Kubuntu - Usa o gerenciador de janelas KDE como padrão.
  • Xubuntu - Usa o gerenciador de janelas XFCE como padrão.
  • Edubuntu - Possui vários aplicativos educativos.
Aí já aparece a primeira dúvida:
-Ué, então, se eu instalar o Ubuntu, não vou poder utilizar o KDE?
Claro que pode. Você pode instalar o ambiente KDE facilmente no seu Ubuntu. Só tem um detalhe, serão instalado vários outros pacotes (programas) para o KDE funcionar, juntando com os que foram instalados para rodar o Gnome do seu Ubuntu, sua instalação vai pegar alguns gigas do seu hd.
Os *buntus são totalmente compatíveis entre si, então, quem instalou o Kubuntu e quer mudar para Ubuntu pode, quem quer ter Edubuntu pro filho de 4 anos brincar e ter o Kubuntu pra editar filmes e surfar na net pode (na mesma instalação, sem particionar disco nem nada do tipo...)
Então, é isso aí pessoal!
Abaixo seguem os links pra download
Download do Ubuntu (inclui o Ubuntu Server, excelente plataforma de servidor).
Download do Kubuntu (na minha opinião, o KDE é mais fácil pro usuário aprender a usar... esse é a minha escolha pessoal).
Download do Xubuntu (pra máquinas mais antigas, esse é o Linux...)
Download do Edubuntu (com vários softwares educativos)

Na hora do download aparecerão alguns nomes como: Live, server, desktop ou alternate.
Isso quer dizer que:
  • Live - Roda do cd sem a necessidade de instalar o linux no HD. Você pode ver o Linux rodar e, se achar interessante, instalar no seu computador.
  • Server - Versão com aplicativos voltados a servidores. Por padrão, instalado sem ambiente gráfico.
  • Desktop - Versão Live com instalador. É a mais recomendada para os usuários. Serão necessários pelo menos 192 mb de ram para instalar.
  • Alternate - Não tem o Live... Roda em sistemas com menos de 192 mb de ram e pode ser utilizada para instalações mais minuciosas do sistema.
Quem tem processador de 32 bit, baixar as imagens PC (Intel x86) serve para Intel ou AMD.
Quem usa processadores de 64 bits, pode baixar o 64-bit PC (AMD64) que serve para Intel também. Agora, se você tem um Mac e gostaria de ter esse sistema sensacional rodando no seu hardware, baixe as imagens para Mac (PowerPC).
Agora é só fazer o download, gravar a imagem no cd, e correr pro abraço! As versões "Desktop" tem um instalador gráfico (facilita bastante a vida dos iniciantes) e um programa pra redimensionar partições, inclusive NTFS (qtparted) ou seja, não precisa mais do Partition Magic.
Um site que ajuda bastante é o http://ubuntubrasil.org/. Tem bastante documentação e dicas, tanto pra usuários iniciantes como para os mais avançados em Linux. Recomendo uma lida no Guia que tem no site.

Um comentário:

Unknown disse...

Fala Sério

Isso não é um post, é um guia de bolso.

Dia desses tava meu primo lá em casa instalando o Ubuntu numa máquina (que chamo de "Meu Frankstein" - já imagina a condição né?) e eu só observando. Agora nem precisa mais. Instalo sozinho.

Parabéns, ótimo post.