segunda-feira, agosto 07, 2006

Falando mais sobres distribuições Linux
No meu post anterior, eu não me aprofundei muito nas distribuições Linux que existem por aí...
Vou usar este espaço para falar sobre algumas que conheço e utilizo:
  • Ubuntu (e derivadas: Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu... mais informações em www.distrowatch.com, ou no site oficial de cada uma.) Distro muito boa, depois de pastar por aí um bocado com Linux, estou usando essa no meu Desktop, notebook, pc da minha esposa e, futuramente no pc da minha filhota (ela só tem um aninho ainda... ). Muito boa, fácil de usar, intuitivo, já vem com um monte de programas úteis instalados por padrão, resumindo, economiza um tempão, sem falar na comunidade Ubuntu, uma das mais ativas, prestativas e amigas que já vi por aí. Baseada em Debian, e, também 100% livre.
  • CentOS (www.centos.org) Distro baseada no Red Hat. Basicamente eles pegam os códigos fontes do Red Hat Enterprise e recompilam. Se você tem algum sistema RH e gostaria de migrar pra algo mais "livre", essa é a melhor escolha... (tudo o que rodar em Red Hat, roda em CentOS também.)
  • Asterisk (www.asterisk.org) Distro muito utilizada como PBX. Ainda não comecei a mecher com ele, mas acho a idéia muito boa.
  • Gentoo (www.gentoo.org) Extremamente rápida. Todos os programas são compilados na hora da instalação. É uma das mais rápidas e estáveis que já vi. Ponto negativo: Instalação demorada (ele compila tudo, como já foi dito). Mesmo assim, merece uma visita, e, se possível, uma "instalada".
  • MoviX, MoviX², eMoviX (http://movix.sourceforge.net) Muito boa. É utilizada como um "live cd" com filmes ou músicas MP3. Grava-se o cd com o filme ou mp3 e o movix. Após o boot no pc, o Mplayer é aberto, tocando os arquivos que estão na raíz do cd.
  • Kurumin (www.kurumin.com.br) Distro Live baseada no Debian, muito boa pra quem gostaria de ver um Linux funcionando, mas sem instalar no pc. Ele roda do cd (live) e realmente impressiona.
Se alguém tiver interesse em postar algo sobre a sua distro favorita, não pense duas vezes antes de comentar...
Abraços.

Um comentário:

Unknown disse...

Sinceramente não existe distro melhor do que a africana UBUNTU e suas variações. Eu que não gostava da idéia de Linux para desktop abri a minha mente depois de conhecer essa distro. O mais interessante é que pode ser gratuitamente enviado para o seu endereço e ainda tem variações com diferentes interfaces gráficas e modelo de negócio. KUBUNTU com o KDE e EDUBUNTU com softwares educacionais. Simplesmente fantástico.