quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Como cuidar de suas baterias "íon lítio" (Li-ion)

Baterias de "íons de lítio" estão presentes no seu celular, câmera digital, laptop e em praticamente todos os eletrônicos que usam baterias recarregáveis.

Como cuidar delas? Use as dicas abaixo para conseguir uma durabilidade maior de suas baterias.

* NÃO descarregue completamente as baterias todas as vezes antes de recarregá-las. Descarregamento completo adiciona uma carga extra de "stress" nas baterias (e você achando que isso só acontecia contigo...).
Detalhe: Descarregar completamente as baterias e recarregar até 100% ajuda a aumentar a precisão do marcador de carga da bateria (aquele tempo restante da carga). Utilize esse recurso com parcimônia.

* NÃO deixe a bateria 100% carregada o tempo todo porque se você não usar a bateria, ela pode diminuir a capacidade de reter carga.

* Procure manter as baterias em temperaturas amenas. Muito calor não é bom para elas (Procure outro lugar pra guardar as baterias daquele 1100... Não, o porta-luvas do seu Corcel II que vive debaixo de sol não é o melhor lugar pra isso... :p ).

* Se você não for utilizar as baterias por algum tempo, deixe-as com 40% a 50% de carga apenas e guarde num lugar fresco (por mais estranho que possa parecer, pode ser na geladeira (protegendo-a da umidade (a bateria, não a geladeira!)), se a sua esposa (caso tenha) não surtar com a idéia).

Sei que é difícil acabar com velhos habitos (eu mesmo largo meu laptop ligado na tomada direto, geralmente), mas cuidando melhor da suas baterias você ganhará mais tempo de utilização e maior vida útil (das baterias).

Na Wikipedia


Referência: http://gizmodo.com/#!5761317/how-to-take-care-of-your-li+ion-battery

Nenhum comentário: