quinta-feira, janeiro 10, 2008

Ferramentas para auxiliar o administrador de TI

Vários administradores de TI precisam recorrer a algumas ferramentas para auxiliá-los e até facilitar seu trabalho na gerência do ambiente que são responsáveis.

Reuni algumas ferramentas que facilitarão muito esse trabalho. Todas rodam em Linux e podem ser usadas em ambiente de produção sem a necessidade de pagar por licenças de uso (free).

Todas rodam em servidores e são acessadas via browser, ou seja, dispensam a instalação de programas adicionais nos clientes. A segurança e controle de acesso ficam por conta do servidor.

Vamos a lista de softwares:
  • dotProject - Gerenciador de projetos. Os projetos ficam armazenados num servidor e os clientes acessam via browser.
  • Nagios, Cacti e Zenoss - Checam por problemas nos servidores e equipamentos da rede, em busca de problemas. É possível também gerar relatórios.
  • KnowledgeTree - Gerenciador de Documentos.
  • wiki - Virou sinônimo de colaboração. Existem várias opções.
  • Ocomon - Cadastro, acompanhamento, controle e consulta de ocorrências de suporte.
  • Moodle - Sistema de aprendizado a distância.
Mais informações nos sites oficiais. O objetivo da lista é só "nortear" o administrador com suas necessidades e o que pode supri-las.

Algumas são encontradas na forma de Virtual Appliances (máquinas virtuais), no site da VMware, o que facilita demais a implementação e testes dos serviços.
Aproveitando a dica, instale o VMware-server (free também). Mesmo que seu servidor seja Windows, com o vmware-server você poderá rodar as máquinas virtuais Linux nele e realizar os testes (e até mesmo utilizá-lo em produção, desde que os sistemas suportem a carga de utilização).

Sinta-se a vontade para perguntar ou comentar sobre outros sistemas. A idéia desse post é ajudar os administradores de TI.

Um comentário:

Unknown disse...

Navegando por aí na internet, a gente vê um monte de posts nesse sentido, de tentar mostrar como fazer as coisas. Os how-to´s estão cada vez mais frequentes. Poucos são embasados por quem usa e melhor ainda, por quem usa todos os dias.
Interessante de ver esse post do meu primo é que, toda vez que chego na casa dele ele tá com 10 máquinas virtuais de pé testando tudo quanto é tranqueira.
Cara, nota 10!
Meu primo, meu professor!
Abraços!