Os live cds do linux apareceram há algum tempo com uma idéia bem interessante: Rodar o Linux sem ter que, necessariamente, instalar na máquina. No início, eram bem precários, não rodavam bem em todos os equipamentos, eram lentos e por aí vai... Mas essa realidade ficou para trás há muito tempo! Hoje em dia eles são rápidos, agradáveis de se trabalhar e contam com várias ferramentas. O reconhecimento de hardware melhorou muito e alguns técnicos utilizam os Live-cds até para reparar o sistema operacional instalado na máquina do cliente - inclusive windows.
Existem várias distros, desde estúdios multimídia até distribuições que cabem em um disquete, que transformam um 486 velho e encostado no canto em um roteador com firewall, responsável pela segurança de toda uma empresa!
Aí vão uma lista com alguns Lives, pra quem não usa o Linux já ir dando os primeiros passos. Só relembrando, um cd live pode ser executado em um pc sem necessáriamente ter que instalar o sistema (pondo em risco o que já está instalado na máquina do usuário).
- Knoppix - Esse foi um dos primeiros (se não o primeiro) live a aparecer. Muito bom e leve (baseado em Debian), geralmente é usado como base para outros Live Cds.
- Kurumin - Do brasileiro Carlos E. Morimoto, esse Linux em português facilita bastante a vida do pessoal que não tem muita intimidade com o idioma inglês. Vem com vários scripts que auxiliam os usuários iniciantes e um manual online. Ideal pra quem vem do Windows.
- Ubuntu/Kubuntu/Edubuntu - Como já foi comentado em posts anteriores, o cd Desktop dessa distro roda como Live, pra dar uma "prévia" do que é esse sistema.
- Slax - Distro muito boa, geralmente vem com a última versão do KDE. Baseado em Slackware. Muito rápida.
- Dyne:Bolic - Um estúdio multimída completo em um único CD. Vale a pena conferir!
- DSL - Um dos que ocupa menos espaço em cd (50 mb), podendo ser gravado em um desses cds em formato de cartão de visitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário